sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO?

Antes de formular um julgamento é necessário conferir. Foi isso que a equipe formada pelo Vereador Fábio Aranha e patrocinada pelo prefeito Fenemê, foi fazer nesta quinta-feira (13 de agosto) em Teresópolis. O objetivo foi conferir as instalações do Aterro Sanitário construido na localidade.
A equipe formada pelo Vereador Fábio Aranha, o profº José Marcondes, A Diretora de Meio Ambiente do municipio Aline S. S. Severo, Alexandre Agostinho, Ralph Nader, Mayke e Fabiano estiveram no local ouvindo as explicações dos funcionário e coletando imagens que serão divulgadas na comunidade. O objetivo é explicar o que na verdade é um Aterro Sanitário já que o assunto tem causado muita polêmica dentro do distrito.
A falta de informação é que pode levar a comentário não verdadeiros. Por isso fomos conferir.
Clique na foto para ampliá-la:



Antes de mais nada vamos fazer uma diferença entre LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO.

PRIMEIRAMENTE VAMOS FALAR DE LIXÃO:
No lixão o terreno não é preparado para receber o lixo. Não possui sistema de tratamento do Chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pelo solo e pode contaminar os lençóis freáticos. Moscas, ratos e outros animais convivem com o lixo a céu aberto.
Observe o esquema abaixo:



AGORA VAMOS FALAR DE ATERRO SANITÁRIO:

No aterro sanitário o solo é preparado antes de receber o lixo. O solo é selado com argila e uma manta de pvc para evitar a contaminação pelo chorume. Este é coletado através de drenos e recolhido para tratamento. Após os procedimento é devolvido ao ambiente sem risco de contaminação.


O projeto que está previsto para ser desenvolvido é de um ATERRO SANITÁRIO. Com esse projeto Pureza poderá ganhar muitos benefício. Portanto antes de criticar procure entender.



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito Boa a Matéria, esperamos poder estar esclarecendo de maneira transparente as dúvidas que forem surgindo!!!
Alinne S.S.Severo